Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

fire and earth

Livros, séries, filmes e muito mais ♥

01
Out25

Sobre leituras consistentemente rápidas (mas diagonais...)

Vera

Sinto que preciso de "deitar" este tema "cá para fora", sendo algo sobre o qual conversei há pouco tempo com uma amiga e que continua a fazer-me pensar. Quero tentar tratá-lo com o maior respeito possível, ou mostrando o maior respeito possível por quem o faz, mas preciso de confessar desde já que isto é um assunto que me custa muito compreender e por isso peço desde já desculpa se encontrarem alguma parte nesta publicação que vos faça sentir de alguma forma julgados ou onde achem que não me expressei corretamente (e sintam-se à vontade para alertar — de forma igualmente respeitosa, obviamente).

 

Esta conversa que tive com a minha amiga começou porque eu resolvi, no dia em que terminei de ler o Quociente de Felicidade, ler de uma vez só as poucas mais de 100 páginas que me faltavam deste livro, porque o empréstimo da Biblioled estava quase a terminar e eu não vi necessidade de o renovar por "apenas" 100 páginas. Ora, acontece que estas "apenas" 100 páginas me levaram, na verdade, 4 ou 5 horas para terminar (com uma pausa para jantar). Eu posso simplesmente ler devagar — o que é bem possível, porque eu gosto de ler com calma, e também porque por vezes tenho de reler quando me apercebo de que não estava concentrada —, mas creio que essa questão não é assim tão relevante para aqui.

 

Comentei com a minha amiga como é que, tendo esta experiência em conta, há pessoas que lêem tantos livros tão rapidamente (incluindo as book influencers, embora acredite que não sejam as únicas). E acabámos a falar sobre ler na diagonal (e muitas delas o fazerem).

 

O conceito de ler na diagonal faz-me muita confusão quando se trata da leitura, por prazer, de um livro. Na altura desta discussão, pesquisei na internet sobre isto e vi algumas pessoas no Reddit dizerem coisas como "se eu vejo que uma personagem abre uma porta, eu só preciso de saber que abriu a porta, não preciso de saber como o fez" e eu não podia discordar mais de uma afirmação. Pessoalmente, acho um pouco desrespeitoso esta coisa de ler um livro na diagonal — desrespeitoso para com o autor e o livro. Se o autor escolheu dizer-vos que a personagem abriu a porta de forma XYZ, é porque achou que seria pertinente, que fazia sentido — e faz parte da sua escrita, da sua forma de escrever, do conteúdo que é parte integrante do livro. Dito isto, como é que parece natural a alguém saltar tudo isto, ficar-se pela superficialidade do que a pessoa quer contar? É algo que me causa muita confusão. Como disse no início, é-me mesmo muito difícil compreender este conceito.

 

Tantas vezes se vê o debate "podemos contar audiolivros como ler um livro?", e pessoalmente, digo-vos já que um audiolivro não só é, para mim, a leitura integral de um livro, como o ato de o ouvir conta muito mais como leitura de um livro do que conta a leitura diagonal do mesmo. Para mim, a leitura é tudo sobre absorver, e leitura diagonal não inclui essa absorção da história e da escrita. Eu já li na diagonal, e sabem em que momentos aconteceu? Quando eu já não estava a suportar uma leitura e o fiz à base do ódio; quando já não me interessava absorver a história, a forma como o autor escolheu contar-ma — apenas queria terminá-la o mais rápido possível.

 

Dito isto, compreendo perfeitamente que book influencers o façam se essa foi a "marca" que criaram — isto é, se não forem especificamente influencers que defendam o slow reading, porque é o trabalho delas (parcial ou a tempo inteiro, não interessa) e infelizmente — por questões de consumismo desenfreado e outras — precisam de apresentar constantemente algo novo. Essa parte não me cabe julgar, ainda que pessoalmente não me identifique e não seja uma seguidora ávida deste tipo de criadores de conteúdo.

 

Entendo também que existam pessoas que naturalmente leiam mais rápido, mas acho que esta publicação não é, de todo, sobre elas.

 

Nunca vou conseguir compreender leitores que "devoram" livros lendo-os na diagonal e acho que ainda menos conseguirei compreender porque é que a quantidade de leitura se tornou assim tão mais importante que a qualidade de leitura — e acho que já deu para perceber que, pessoalmente, não vejo muita qualidade de leitura na leitura diagonal. Quando estou a ler um livro, quero absorver ao máximo as palavras do autor, compreender porque me está a contar isto desta forma, interiorizar o seu estilo de escrita. É isto que é, para mim, leitura (por prazer). Ler livros na diagonal vai, portanto, contra tudo aquilo que pessoalmente considero leitura por prazer. Quero lembrar, no entanto, que esta é só a minha opinião e eu sou apenas uma estranha na internet, e não sendo isto um assunto fraturante da sociedade — que esses são bem mais importantes —, espero que ninguém se sinta atacado. Eu não compreendo, mas leiam como quiserem 💕

 

Qual é a vossa opinião?

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

📖 A ler:



📺 A ver:

IT: Welcome to Derry, Temporada 1
Alien: Earth, Temporada 1
Taskmaster (UK), Temporada 19
Taskmaster (PT), Temporada 6

🎮 A jogar:

Fields of Mistria
Let's Go Pikachu
Hollow Knight

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D