Filmes | Inside Out 2
Disney Pixar
Riley, a protagonista do primeiro filme, está agora a entrar na puberdade e, com ela, chegam novas emoções: Ansiedade, Inveja, Vergonha e Ennui (aborrecimento). Com o avançar da idade da nossa protagonista, começa a formar-se o seu sistema de crenças - aquilo que a compõe enquanto pessoa - e as emoções têm um papel de impacto nesta estrutura.
Estava com muitas expectativas para este filme, sobretudo por introduzir a Ansiedade - não só porque é algo que me é bastante próximo (infelizmente), mas também porque estava muito curiosa por ver como iriam retratar esta emoção.
A verdade é que este filme continua a ser muito bem feito do ponto de vista psicológico (o sistema de crenças é algo real em Psicologia, bem como a forma como auxilia na estruturação da nossa personalidade). Gostei especialmente da forma como representaram a ansiedade no seu auge, e acima de tudo da forma como mostraram o grounding por que Riley passou para (finalmente) a libertar. E claro, da ilustração de como a ansiedade nos afeta e a todas as nossas emoções.
O único ponto negativo do filme, para mim, é que a fórmula narrativa é muito parecida à do primeiro filme. A lição retirada é exatamente a mesma, e o que me incomoda é que apaga um pouco a lição do primeiro filme, que foi aprendida pela Alegria e que, neste filme, é aprendida por duas personagens, uma delas uma vez mais a Alegria... Desenvolvimento de personagens ficou longe...
Apesar deste pormenor, gostei muito do filme e vale a pena ir ver ao cinema (ou em casa, como preferirem). A personagem que gostei mais foi a Ennui, adorei o "desligamento" dela. E outra que fez umas breves aparições de segundos, mas ainda não era a vez dela aparecer... No pouco tempo que surgiu, roubou as cenas! Vou manter em segredo, para não dar spoilers
Por aqui, já alguém viu? O que acharam?